Seguidores

quinta-feira, 29 de novembro de 2012




UNIDADE III
CURRÍCULOS, PROJETOS E PESQUISAS.
NTE Lagoa Nova 1     
                                               Cursista: Maria da conceição Cavalcanti Silva                                                                                                                                     Prof. José Maria
   
                                                                                     ELABORAÇÃO DE PROJETO


PROJETO
DATA:22/10/2012
Dados de Identificação
Escola: Escola Estadual Professor Antônio Fagundes
Professor (a): Maria da Conceição Cavalcanti Silva
Disciplina: Língua Portuguesa/ Literatura Infantil
Período: Outubro a novembro
Turma: 1º ao 5º ano
Tema: O Prazer de Ler

Justificativa: Desenvolver o hábito pela leitura é um processo constante que vem de muito cedo, em casa, e aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira.
Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, é quem sabe o benefício que uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar nas páginas de um bom livro.
Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que que a leitura traz, maior será a chance de torna-la um adulto leitor, pensante e crítico socialmente
A literatura infantil , então , deve fazer parte da rotina de adultos e crianças, tanto na escola, quanto em casa, uma vez que através da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real.

Objetivos:: Incentivar o prazer e o valor da leitura, aproximando os educandos da literatura infantil diversas, proporcionando o simples prazer de ler e vivenciar momentos de leitura, fazendo assim que  construam espontaneamente o hábito de ler. Através disso o aluno será capaz de escutar atentamente histórias contadas e manusear livros sem danificá-los e assim desenvolver valores como a obediência, o respeito, o amor, a honestidade, a solidariedade, a bondade, o perdão entre outros.
Metodologia (Material e métodos):
*Hora do conto diária e leitura de livros;
*Confecções de painéis dos trabalhos realizados em aula;
*Dramatização das histórias;
*Restaurante Literário;
-(Preparar uma ambientação, simulando um restaurante, com mesas e em cada uma um cardápio)
*Uso do computador para ler livros digitais
*Criação do cantinho da leitura;
*Exposição de filmes sobre o tema da aula;
*Encenação de histórias infantis com o auxílio de fantoches, bonecos, fichas etc;
Período de aplicação : 22/10/2012 a 23/11/2012      

Resultados Esperados: Que os alunos alcancem os objetivos propostos neste projeto.

Referências: Mediadores de Leitura 1º ao 9º ano   SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA –RN/2012
                      Portal do Professor – MEC
                      Andrea Gestar II Imbé                         
                      Revista Nova Escola                           


Um comentário:

  1. Maravilhoso a temática de seu projeto... A literatura é encantadora e de grande importância no desenvolvimento integral do indivíduo. A busca por estimular os alunos à leitura prazerosa é de grande importância para prática pedagógica e para o processo de ensino e aprendizagem. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir